segunda-feira, 17 de maio de 2010

Política, religião e futebol.

Não é preciso ficar muito tempo na frente da tv pra perceber como em ano de copa do mundo a publicidade é bombardeada pelo assunto futebol. Nem precisa ser um telespectador, basta abrir um jornal Metro, ou uma revista Veja que logo esfregam na nossa cara o verde e amarelo, bandeiras, cornetas, bolas e todos os bla bla blas possíveis.

Eu adoro futebol e adoro toda essa criatividade publicitária. Mas não acham que já passou da hora de mudar o ano eleitoral do Brasil? Justo o Brasil que tem um povo obcecado por futebol vai ter eleição no mesmo ano de copa do mundo! Realmente acho que está na hora de tirarmos essa carapuça da política do "Pão e Circo" que nos aliena desde a antiga Roma.

E por falar em política, hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional do Combate à Homofobia. O nosso (in)digníssimo vice-presidente assinaria o decreto do Dia NACIONAL do Combate à Homofobia e simplesmente não o fez, não deu explicações e deixou o movimento gay brasileiro a ver navios, paus, pedras, ofensas e outros tipos de agressões. Uma coincidência muito desagradável faz essa atitude do vice-presidente José de Alencar cheirar ainda mais desagradável: ele é evangélico e faz parte do Partido Republicano Brasileiro, do qual vários bispos evangélicos são filiados, aqueles mesmos que insistem em falar absurdos a nosso respeito no Senado, na Câmara, tentando impor seus dogmas religiosos à legislação de um país laico.Tenho experimentado o desagradável sentimento da vergonha quando acompanho algumas notícias: vergonha de ser brasileira.

Mas tenho outros motivos que me fazem sentir orgulho: orgulho de ser mulher, orgulho de ser homossexual, orgulho da minha família, que aceita e admira o meu relacionamento gay, e já que eu estava falando de futebol, orgulho de ser palmeirense.

Eu e a Lika compartilhamos esse amor pelo Palmeiras. Vez ou outra brincamos que o São Paulo tem fama de time de gays e o Palmeiras terá fama de time de sapatão por nossa culpa, pois sempre saímos por ai de mãos dadas vestindo nossas jaquetas e camisas do Palmeiras. Infelizmente nosso Verdão está numa péssima fase, jogando um futibolzin de vársea, mas pra mim ser Palmeirense é como ser lésbica, eu sei que posso sofrer com isso em algum momento, mas poucas coisas me dão mais prazer do que torcer pelo Palmeiras e ser lésbica.

Acho que o essencial é exatamente isso, seguir os caminhos que nos faça sentir bem, que nos faça sentir o sangue correndo nas veias, que faça o coração bater mais forte sem controle. Pena que algumas pessoas e instituições sintam-se bem tentando acabar com a liberdade e felicidade alheia simplesmente por não entender uma forma diferente de amar.

"Sò existem duas coisas proibidas - uma pela lei do homem, outra pela lei de Deus. Nunca force uma relação com alguém, que é considerado estupro. E nunca tenha relações com crianças, porque este é o pior dos pecados. Afora isto você é livre. Sempre existe alguém querendo exatamente a mesma coisa que você deseja." Paulo Coelho - trecho de Veronika Decide Morrer

Nenhum comentário:

De Qualquer Maneira!